quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ATIVIDADE AVALIATIVA - III TRIMESTRE - VALOR: 20

  • Queridos alunos, podemos fazer uma comparação entre o uso da roupa e o da lingua. Devemos nos adequar à situação em que nos encontramos: se em situação formal, oficial ou solene usamos roupa "formal", se em situação descontraída, roupa "descontraída". Ninguém vai de maiô ao shopping center nem entra na praia em dia quente com blusão ou de terno e gravata. Essas não são roupas adequadas para aqueles ambientes.
  • Escreva pequeno texto, em forma de comentário, individualmente, refletindo sobre os diferentes usos da língua e a adequação desses usos conforme o ambiente (contexto) em que é empregada. Não esqueça de citar o uso do internetês. Dê outros exemplos comparando língua e vestimenta. Para realizar esta atividade, evita o internetês e o miguxês. Teu comentário pode ser feito a partir da postagem de um colega, ou seja, tu podes escrever sobre um outro comentário.

.

Adaptado por Mariléia Marchezan de:

BISOGNIN, Tadeu Rossato. Sem medo do internetês. Porto Alegre, RS: AGE, 2009.

.
Bom trabalho, pessoal!
beijo da profe Mariléia

.

24 comentários:

  1. Isso é uma comparação perfeita, pois devemos nos adequar aos diferentes tipos de linguagem existentes, pois hoje em dia há milhares de gírias e vícios de linguagem, não podemos usar uma gíria numa situação formal, assim, da mesma forma não podemos usar uma roupa social numa situação mais esporte...
    Sempre devemos cuidar a maneira de falarmos, de nos adaptarmos as diferentes linguagens existentes, pois hoje o que está na "moda" é abusar dos bordões, "prefiro não comentar", etc...
    Assim como a roupa a linguagem tem moda e tendência, os internetês também tá bem na moda na maneira de escrever (vc, tb, bjo, xau...)
    Mas tanto na linguagem como na roupa temos que ter nosso estilo individual sem se influenciar pelos outros, sendo sempre nós mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Algumas pessoas pensam que se eu estiver vestindo roupas largas que é uma característica de certos malandros talvez eu seja ou fale do jeito deles.
    Acredito que em cada lugar devemos ir com um estilo de roupa e linguagem, por exemplo: se formos em uma festa formal vestindo um tênis calça jeans, com uma linguagem de rua corremos o risco de sermos barrados na porta.

    Mykael Severo

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas falam ou se vestem como se sentem bem, da mesma forma em que encontramos mudanças nos jovens de hoje, madeiras diferentes de se expressar, tanto pelo fato de estilos como também na fala, tudo pela internet, muitos nem ligam pois a internet consiste de horizontes diferentes, mantendo muitas opções para escolherem, devemos nos adequar com estilos alheio,muitos não se esforçam para se fazer à entender então, devemos correr atrás para manter uma relação com o próximo...alguns, fazem de propósito, sabem quais roupas combinam com tais ambientes mas fazem o contrário pois se sentem bem sendo o centro das atenções, alguns gostam mais da fala, pois ter "gírias" diferentes, se tornam desiguais, uma forma que também é apropriada mas que nem todos conhecem, devemos ser mais compreensivos com isso, enfim, se mantermos o foco no formal, para que, em alguma situação mais distinta ou complicada, que não fiquemos em uma má situação de não ser compreendido!

    ResponderExcluir
  4. Precisamos nos adequar às situações em que estamos, prestando atenção em que momento estamos e no que é certo fazer, usar e falar no instante. Como exemplo temos uma redação de vestibular. Nela não poderíamos usar "eu tava lá e daí tu veio e pá...". Também não seria coerente usar a linguagem culta em casa. Outro caso é ir vestido de pijama à um enterro. São coisas que a sociedade impõe, e que ocorrem há muito tempo.

    Gabriela Viana - Turma 104

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Todos usamos roupas adequadas à situações ,dificilmente encontramos pessoas de terno na praia.Geralmente antes de nos vestirmos pensamos no que os outros vão pensar ,também outro assunto a ser discutido é que nos baseamos na moda que a midia expõe , eisso marca muito o uso de internet.A tendência sempre é de todos vestirmos parecidos.Assim como a moda das roupas também tem a moda das palavras os internetês ,abreviações que prejudicam o estudo da lingua portuguesa como : txauu ,bjuu ,tbn , coméqtah....
    Todos esses assuntos influem o modo e a hora de falar ,ou abreviar , ou usar terno , maiô ...Tudo tem seu devido momento ,devemos pensar bem antes de nos vestirmos , falarmos... , evitando principalmente as girias em momentos mais formais.
    Além de tudo isso não devemos nos deixar levar , ao que os outros dizem ,devemos ser originais.

    ResponderExcluir
  7. muitos procuram atualização, uma forma de se sentir bem, mudando seu estilo conforme a moda, atualizações e tudo mais, um jeito simples e legal de constituir seu estilo, devemos manter nosso estilo, vestimentas.. tudo bem, com uma forma mais ousada e também prática, nossos costumes são diferentes dos outros, alguns até mesmo proporcinam-se uma forma que, mantenha seu estilo personalizado e também formal, ninguém sabe quando vai estar presente a sociedade, então devemos nos manter informados a esse ponto de vista também, o internetês tem mudado muitas pessoas, o português de cada um, influenciando a se acostumar com um único jeito e é isso que precisamos ficar alertas!

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida,hoje em dia as pessoas se deixam levar pela linguagem coloquial por influencia da mídia.Mas realmente não tem como escapar das gírias,por que se torna uma maneira mais fácil de pronunciar as palavras.
    Claro que em algumas ocasiões não é adequado usar certas palavras, como abreviaturas e também depende se a pessoa tem o hábito da leitura e sabe diferenciar o momento esportivo do momento formal.


    Ariane Fagundes

    ResponderExcluir
  9. É como os colegas disseram, assim como temos um certo tipo de roupa para ir a um lugar específico devemos usar tal linguagem que combine com o ambiente e a situação. Os internetês hoje são muito populares, pois na internet não somos forçados a falar direito, por isso escrevemos tudo de qualquer jeito, criando uma coisa mais discontraída.

    Gabriela Cezar

    ResponderExcluir
  10. Em todos os lugares nós encontramos pessoas de um jeito diferente de viver ou de ser. O modo linguagem de cada um, o jeito que cada um se veste, normalmente varia de região,mas têm pessoas que escolhem seu próprio estilo.
    Mas não interessa o que veste e o modo como se fala e sim o caracter da pessoa.

    ResponderExcluir
  11. As pessoas devem se vestir devido o local que vão,por exemplos: se irmos em uma formatura de bermuda e chinelo vamos ser os único a estar daquele jeito e se falarmos com a linguagem popular vai ficar meio estranho o certo seria em vez de usar a linguagem popular devemos usar a linguagem formal.

    Tassie Nicolle

    ResponderExcluir
  12. Acho que as vezes as pessoas não sabem se vestir ou falar em certas situações. Não usam roupas adequadas pra certas ocasiões como ir em uma festa de bermuda e chinelo.Ou em uma reunião de trabalho falar com seu chefe ou colegas usando girias e não entenderem nada.Cada um tem que ter seu estilo próprio,mas tem que saber usar em lugares e ocasiões certas.

    ResponderExcluir
  13. a lingua e as vestimentas hoje em dia,tem que estar adequada ao local em que a pessoa está frequentando, para que não passe por uma pessoa ignorante, sem cultura. Por exemplo: a pessoa não vai em uma formatura vestindo bermuda e chinelo, como se estivesse em um lugar de laser, a pessoa não vai falar formalmente com seus amigos. Então a pessoa tem que estar adequada com suas roupas e linguagem correta em cada local que a pessoa frequentar.

    Nome:felipe bueno

    ResponderExcluir
  14. No século XXI é muito usada a linguagem informal temos influência da internet pois com ela nas salas de bate-papo como: p/ ao invés de para, vlw ao invés de valeu ou seja abreviamos a maioria das palavras estamos acostumados a usar a língua informal que mesmo quando estamos em situações ou lugares formais usamos a linguagem informal o que esta errado pois deveria sempre ser priorizada pelas escolas a linguagem culta ou formal.
    assim como a linguagem a roupa também deve ser conforme a situação.
    Aluno:Piaguassú L de Mattos

    ResponderExcluir
  15. Hoje em dia a influência da internet muda muito a linguagem das pessoas, por exemplo em salas de bate-papo ou msn usa-se muitas abreviaturas como:Tbn,xau,msm...
    Isso afeta aprendizagem das pessoas em fazer redação, texto etc. Esse costume, fazer com que as pessoas usem mais girias e deixam de usar a linguagem formal do dia-a-dia.Mesmo estando em lugares formais continuam a usar a liguagem informal, pois deviam valorizar o lugar e usar a liguagem correta.

    Mirian C. Barrachini

    ResponderExcluir
  16. O modo de falar é adequado ao ambiente em que o indivíduo encontra-se,se ele esta em um lugar mais fino ele não pode usar uma linguagem com muitas gírias,o mesmo acontece com o tipo de roupa,se ele se encontra em um local mais descontraído ele até pode usar uma linguagem mais culta mas,não é necessário.
    Então o melhor a fazer é se apropriar ao lugar que a pessoa esta.
    Nome:Wilderson Squizani

    ResponderExcluir
  17. As vezes, as pessoas não se adequadam em relação a roupas e linguagem em certos locais que frequentam. por exemplo: a pessoa não vai falar gírias em uma entrevista de emprego, e não vai jogar futebol de terno e gravata. Então devemos ter certos cuidados com nossas roupas e linguagens em lugares inadequados.

    Nome: Gustavo Rossi

    ResponderExcluir
  18. O estilo de roupa que usamos é como a linguagem,sempre se tem um momento certo para empregar esse modo de linguagem ou usar esse tipo de roupa.
    Exemplo: quando estamos em uma reunião usamos geralmente a linguagem formal, e se estamos conversando com um amigo geralmente usamos a linguagem coloquial.
    A linguagem que usamos na internet é um modo de simplificar as palavras, mas esse uso pode trazer uma dificuldade da pessoa em empregar a linguagem formal porque você acaba se acostumando com esse modo de escrever.
    Aluno:Fernando Camargo Fernandes

    ResponderExcluir
  19. A linguagem e o estilo de roupa de uma pessoa varia muito, por exemplo, você não vai usar uma linguagem formal numa conversa entre amigos de escola e de futebol, não vamos usar também linguagem coloquial numa reunião de empresa e nem num escritório, isso depende muito do local ou momento.Em relação a roupa, não vamos usar trajes esporte numa empresa de negócios e traje social na praia depende da variação do local e ocasião.
    Enfim a linguagem e a roupa tem em comum as inovações e dependem muito do momento e ou local para serem expressados e mostrados.
    Aluno:Liéderson Vieira Machado

    ResponderExcluir
  20. PESSOAL, ESTOU ADORANDO OS COMENTÁRIOS DE VOCÊS!!! PARABÉNS!!!
    BEIJO DA PROFE MARILÉIA

    ResponderExcluir
  21. Fiquei muito feliz ao ver como teus alunos escreveram bastante, e muito bem, captando o ponto central da reflexão. Dentre tantas comparações, achei novidade 'o jogar futebol de terno e gravata". Querida Professora Marileia (ainda tens acento?), continua levando a vida pra sala de aula. Teus alunos vão te amar mais do que te respeitar. Isso compensa qualquer cansaço de professor no fim de ano. Energia pra ti, abraços aos teus jovens e inteligentes produtores de texto.
    Tadeu Rossato Bisognin

    ResponderExcluir
  22. Hoje em dia a linguagem das pessoas muda muito com abreviações,como no msn e orkut, e isso afeta a aprendizagem depois para fazer um texto ou uma redação.
    As gírias e nossas roupas também,por exemplo:não vamos falar com gírias numa entrevista,ou também ir no emprego de chinelo e bermuda, por isso podemos ter cuidado com nossas roupas e linguagens para usar em ambientes ou locais certos.

    Paulo Renato Castro Fortes

    ResponderExcluir
  23. Respondendo ao colega Tadeu:
    Meus alunos são realmente maravilhosos, e trabalhar com eles é um grande prazer. Ainda mais quando se pode contar com pessoas como tu que trabalha e produz informações interessantes para utilizarmos em aula. Teu livro desperta interesse em todos, e saberemos explorá-lo. Quem sabe ano q vem, com mais tempo, organizamos um trabalho com autor presente?!?!!? abraço, Tadeu.

    Quanto a meu nome... sou apegada ao acento, não tiro! srsrsrsrs

    ResponderExcluir