terça-feira, 21 de abril de 2009

ANALFABETISMO

São muitas brasileiras sem estudo, atualmente umas pesquisas divulgadas pelo MEC comprovam que há cerca de 16 milhões de analfabetos no Brasil, pessoas que desistem de estudar ou que julgam não terem condições de estudar; porém, hoje, todos - com esforço - têm condições de estudar e ser alguém.
O analfabetismo é alarmante não só no Brasil, o número de analfabetos no mundo é de 875 milhões, segundo a Unesco e esse número tende a aumentar.
Felizmente hoje existe o EJA (Educação para Jovens e Adultos), para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar quando jovens, e atualmente podem concluir o ensino fundamental e o médio em apenas 3 anos.
O conhecimento é a coisa mais importante que podemos ter e que, se todos procurassem adquirir o máximo de estudo possível, teríamos um mundo melhor.
Espero que as pessoas queiram ir em busca do conhecimento e assim ajudar o Brasil a crescer em educação.
Também existem os analfabetos funcionais, pessoas que estudaram, sabem ler, porém, não entendem o que leem. O número de analfabetos funcionais tem aumentado cada vez mais.
Com a tecnologia (televisão, computador, aparelhos de som, etc.) aumentou a informação, mas, também diminuiu o estudo de jovens que se viciam em outras coisas como jogos.
Para esse número diminuir no Brasil, é preciso que o governo invista mais em educação, construindo mais escolas, com melhor acesso para pessoas que moram na zona rural ou nas beiras de estradas.
Fonte de pesquisa: Google
Nome: Larissa Sagrilo de Souza.
Turma: 104.

2 comentários:

  1. ESTE É UM ASSUNTO MUITO ATUAL E GERADOR DE PREOCUPAÇÕES, POIS EXISTEM MAIS ANALFABETOS DO QUE IMAGINAMOS.

    Vejamos alguns índices fornecidos pelo INAF:

    · Dos indivíduos de 1ª a 4ª série 97% são analfabetos funcionais;
    · Dos indivíduos de 5ª a 8ª série 64% são analfabetos funcionais;
    · Dos indivíduos com Ensino Médio 27% são analfabetos funcionais;
    · Dos indivíduos com curso superior 8 % são analfabetos funcionais.

    PARA QUEM QUISER LER UM POUCO MAIS RECOMENDO A LEITURA DO MEU ARTIGO, PUBLICADO NO LIVRO CADERNOS DO APLICAÇÃO - COLÉGIO DE APLICAÇÃO - UFRGS - PORTO ALEGRE. AQUI ESTÁ O LINK:

    http://www.cap.ufrgs.br/cadernos_cap/caderno%20aplicacao%202008.pdf

    OU LEIAM O ARTIGO NO MEU BLOG!

    BEIJOS
    PROFE MARILÉIA

    ResponderExcluir
  2. O Brasil ainda peca na estruturação do ensino público, infelizmente ainda tem muito professor não capacitado na rede pública, e também muitos professores bons, mas mal remunerados. A educação brasileira melhorou muito, cresceu bastante de rendimento comparado aos tempos passados, mesmo os governantes roubando. Nós alunos só vamos ter uma educação boa quando o governo der mais atenção aos professores e derem salários bons e qualificação adequada a eles.

    Renan Cardona

    ResponderExcluir