quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FORUM DE DISCUSSÃO – Ativ. Avaliativa – valor: 20


Queridos alunos, esta atividade é avaliativa, e para desenvolvê-la tu deves ler com atenção os comentários abaixo, refletir sobre o assunto e postar um comentário, conforme é solicitado abaixo.Atenção: só serão avaliados os comentários postados até o dia 10 de setembro.


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

“Uma pesquisa mostra que para os brasileiros tudo vai bem nas escolas. Mas a realidade é bem menos rósea: o sistema é medíocre.” Assim inicia uma matéria da revista Veja/2008. Nela são apontados dados estatísticos tais como:

- 90% dos professores se acham bem preparados para dar aulas
- 89% dos pais consideram receber das escolas um bom serviço em troca do que pagam
- 68% dos alunos de escola pública acreditam que estão em uma escola ótima
- 89% dos professores se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em aula
- 65% dos alunos dizem que suas aulas são interessantes
- 22% dos professores de ensino básico não têm diploma universitário
-60% dos estudantes terminam o ensino fundamental sem saber interpretar textos

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

A partir dessas afirmações, escreve um comentário, em linguagem formal, expondo teu ponto de vista a respeito da TUA REALIDADE ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Tu podes mencionar exemplos para embasar tuas opiniões.
ATENÇÃO!!!!!
Manda o teu comentário para o e-mail da turma para que eu possa analisar antes de postares aqui no blog. Coloca como assunto do e-mail a palavra FORUM.

Bom trabalho!!
beijos da professora Mariléia.
.
.
.
.
.

22 comentários:

  1. Concordo com alguns dados do texto acima, porém discordo de outros.
    Em relação aos professores se dizerem capazes de despertar a atenção dos alunos, creio que nem sempre isso ocorre, pois alguns professores não se dispõem tanto às atividades propostas por alunos, ou até mesmo fazem aulas monótonas, que, ao invés de chamar a atenção, fazem com que os alunos achem-nas desinteressantes e cansativas.
    No Brasil, não temos ¨excelentes¨ condições de estudo, porém, com novos recursos abertos de uns anos pra cá, a única coisa que impede um estudante de procurar ter uma boa formação é a falta de vontade já que oportunidades não faltam!

    prof..amei discutir sobre esse assunto..é bom expor as opniões!Quero ver a de meus colegas agora!!!Beijinhos

    Sibele A.Moreira. Turma: 104

    ResponderExcluir
  2. A educação atual está cada vez melhor, pois os professores se empenham em aperfeiçoar suas aulas, buscando o interesse de seus alunos no processo de aprendizagem. Porém, infelizmente, nem todos aproveitam as oportunidades que têm, e acham as aulas monótonas e acabam se distraindo ou até mesmo tendo elevado número de faltas.
    Novos métodos tecnológicos de ensino ajudam no aprendizado, chamam a atenção dos alunos, só assim eles passam a gostar das matérias propostas.

    Aline Souza Ribeiro.

    ResponderExcluir
  3. Realmente os dados mostrados pela revista revelam uma educação maravilhosa, a não ser pelo número elevado de alunos que saem do ensino fundamental sem saber interpretar textos, esse fato contradiz os outros dados apresentados pela matéria.

    Então o que acontece com o maravilhoso ensino?Na verdade a educação no país precisa de profissionais mais qualificados, com formações e capacitações para cada conteúdo.

    No caso da minha escola, eu realmente acredito estar em uma ótima escola com professores cujos métodos de ensino são diferentes, como o uso de slides, com filmes sobre o conteúdo, usando trocadilhos para as fórmulas matemáticas...

    Isso acaba chamando muito a nossa atenção e acabamos nos interessando mais pelo estudo, pena que nem todos adquirem a tecnologia nas aulas, os métodos mais convencionais de estudo acabam enjoando os alunos, pois queremos novidades no ensino.

    Mas para se ter uma educação melhorada, precisamos ter professores melhores, que se importem com o aluno, pois devem ter mais cuidado ao chamar atenção, porque os alunos mais "incomodativos" são aqueles que precisam de maiores explicações sobre o conteúdo, esses alunos acabam saindo sem saber nada do colégio, passam de ano só colando ou, muitas vezes, os professores acabam "empurrando" por não aguentarem mais.

    São essas situações que tornam a educação ruim, pois os alunos só querem "brincar", fazer bagunça em sala, os pais também acabam levando uma parcela de culpa, pois, não raro, não chamam a atenção dos filhos para estudarem em casa, acabam não incentivando e obrigam os filhos irem ao colégio.

    Acredito que para alcançarmos uma educação "maravilhosa", precisamos que todos os alunos prestem atenção, se esforcem, estudem, e os professores que atualizem seu modo de ensino, para estimular cada vez mais a sede de saber de cada um.

    Larissa S. de Souza

    ResponderExcluir
  4. Concordo com algumas coisas no texto acima e discordo de outras, pois acredito que há professores que não estão preparados para trabalhar com certos alunos (que não é o meu caso), mas têm professores que já são preparados para isso, pois eles conseguem conquistar os alunos que acabam gostando do professor e do seu conteúdo.

    ResponderExcluir
  5. A minha realidade escolar não é completamente boa, pois há alguns problemas. A escola onde estudo possui alguns problemas na sua estrutura, mas o ensino eu considero de boa qualidade.

    Acredito que algumas matérias sejam mais difíceis que outras, e penso que todos os alunos têm essa mesma opinião que eu, mas tento sair bem em todas as matérias.

    Já o ensino em outras escolas do Brasil, como nas cidades mais centrais, o ensino é mais aprimorado que algumas escolas que não são do centro do nosso país.

    Há algumas pequenas cidades do interior do Brasil nas quais os alunos necessitam percorrer quilômetros de distância para chegar em suas escolas, não só caminhando, mas - às vezes - até em embarcações.

    O governo pode dar um auxílio para essas comunidades mais carentes de nosso país, com verbas mais altas para melhorar a qualidade de ensino.

    ResponderExcluir
  6. Na minha escola acredito que há sim todas essas qualidades. Mas não são em todas as escolas que essa realidade permanece, pois sempre há algo de errado, às vezes a violência toma conta do local, alunos e professores, ou até mesmo a corrupção e a injustiça de vários políticos desonestos que roubam e não investem na educação.
    Quanto aos professores, existem sim bons e maus professores, há os que despertam o interesse, e outros que afastam o interesse do aluno totalmente, e também há alguns que só fazem de conta que dão aula e acabam formando alunos sem qualquer aprendizagem e sem conteúdo.
    Danielle Medeiros Rosa t: 104

    ResponderExcluir
  7. Os dados apresentados pela revista são excelentes em relação a educação, com exceção da maioria dos estudantes terminarem o ensino fundamental sem saber interpretar textos.
    Nem todos os professores estão preparados para dar aulas, pois o nosso país necessita de professores com formas de ensino modernas e mais bem capacitados.

    Alguns pais estão enganados em relação às escolas, pois são raras as que fazem um serviço qualificado de ensino.

    Acredito realmente que estou em uma ótima e qualificada escola, pois ela possui professores capacitados para cada conteúdo, com modos de ensino modernizados como, por exemplo, slides, filmes sobre determinado tema...

    Com todos esses modos de ensino os professores acabam despertando a atenção dos alunos em sala , contribuindo para a melhoria de ensino nas escolas, mas nem todos adquirem esse tipo de ensino, lamentavelmente. Os alunos querem novas formas de aprendizagem, não as mesmas que acabam nos chateando.

    Com a melhoria no formato de ensino, as aulas ficam mais interessantes, ou seja, melhores de aprender, com participações dos alunos, diminuindo o desinteresse, pois com esse ensino a explicação é melhor, fator determinante para acabar com os alunos incomodativos que necessitam de melhor forma de explicação.

    Portanto, para todos termos uma ótima escola, e os pais terem um bom serviço em troca, necessitamos de professores qualificados, esforçados em fazer os alunos aprenderem, professores com diplomas universitários. Para as aulas ficarem mais interessantes e melhores os professores devem estar mais preparados e interessados no ensino de seus alunos com modos de aprendizagem modernos, com isso também nós, alunos, aprenderemos mais, aumentando o nosso interesse nas aulas.

    Liéderson V. Machado-104

    ResponderExcluir
  8. A Realidade Educacional

    A educação realmente é boa, mas - pelo ponto de vista de alguns alunos - a maioria dos professores não são capazes de ensinar alguma matéria.


    Há muitos professores sem capacidade de ensino por não serem formados e não terem diploma.



    Mas com uma boa formação dos professores as chances de seus alunos entenderem seus conteúdos é cada vez mais fácil, e para nos alunos é bem melhor de aprender e ter uma boa educação com um professor que saiba explicar bem a matéria.



    Quem sabe as coisas melhorem, e os alunos que, infelizmente, acabam se formando sem saber interpretar um texto melhorem cada vez mais sua educação.



    Ricardo Alexssander Alves-104

    ResponderExcluir
  9. Concordo com alguns pontos da pesquisa, porém a maioria dos alunos de hoje têm pouco interesse pela leitura.

    Já os professores deveriam escolher métodos mais interessantes para chamar a atenção dos alunos, pois há aulas monótonas que, ao invés de chamar atenção dos estudantes, tornam-se cansativas. Isso porque existem professores que não estão preparados emocionalmente e nem profissionalmente para trabalhar com certos alunos, mas temos várias exceções que conseguem conquistar os estudantes, que acabam gostando do professor e de sua matéria.


    Tassie Nicolle

    ResponderExcluir
  10. A realidade na educação pública

    Nos dias de hoje, na mídia, nas pesquisas fabrica-se uma realidade, faz-se com que as estatísticas coincidam com a realidade montada, depois se começa a fazer com que os que não acreditam começarem a crer no 'milagre' e na mudança da educação das escolas públicas. Em um mundo altamente complexo e competitivo, deve-se exigir uma preparação maior dos educadores, para que possam manter a aula interessante, e com isso fazer o ensino mais amplo, claro que com a colaboração dos alunos isso seria possível. Mas muitos poucos conseguem, e não a maioria, como é citado, além disso a colaboração da família também é um fator muito importante para o desempenho escolar e educacional, coisa que poucos pais se interessam, a maioria sempre 'presa' a seu emprego que a atenção para o estudo do (filho)aluno torna-se pouco.
    O que contribiu também para essa realidade é que com as mudanças da sociedade, o perfil dos alunos hoje em dia mudou também. Hoje se valoriza muito o Ter e esquece-se do Ser. É a buscas dessa valorização que muito precisa ser refletida a cada dia que passa.


    Gabriela Machado.
    Turma: 104.

    ResponderExcluir
  11. A educação melhorou muito, mas ainda não é o suficiente. E não sou só eu que
    penso isso, porque sempre em época de eleição o principal foco de vários partidos políticos é a educação .
    Na atualidade há muita corrupção por parte do governo. Também faltam professores capacitados, e os salários são baixos.

    ResponderExcluir
  12. A maioria das pessoas pensam que ocorrem somente coisas posItivas nas escolas brasileiras, mas a realidade é bem diferente, pois em certas escolas a miséria ocorre praticamente sempre, sendo que muitas crianças vão a escolas só pela merenda e, muitas vezes, não têm nada para alimentar os alunos, aí o rendimento escolar se torna ainda mais baixo.

    Nos dados citados pode-se concluir que: nem todos os professores são qualificados para dar aulas, mas há raras exceções, os salários recebidos por eles não é justo, pois trabalham muito e ganham pouco, eu acredito que a maioria dos professores desperta a atenção de seus alunos porque cada um tem sua criatividade, a maior verdade relatada na notícia é que certos alunos acabam o ensino médio sem saber interpretar textos.
    Mirian C. Barrachini

    ResponderExcluir
  13. Parece que pintar um panorama cor de rosa é uma especialidade do povo brasileiro, onde até as estatísticas são discutíveis.
    Os dados relatados na pesquisa são contraditórios e não refletem a realidade, onde professores tentam buscar seus direitos e o Estado não os ouve, onde as escolas têm que inventar subterfúgios para tentar dar um ensino de qualidade para seus alunos, com professores que perderam a motivação para dar aula, sem conseguirem que seus alunos tenham um interesse maior em aprender.

    A afirmativa de que 60% dos estudantes terminam o ensino fundamental sem saber interpretarem textos é muito preocupante, pois dali a poucos anos estarão no mercado de trabalho profissionais que não saberão interpretar as necessidades do dia-a-dia.

    O Estado deve dar maior atenção para o aprendizado nas séries iniciais, pois é ali que está a base para o crescimento educacional.


    Paulo Renato

    ResponderExcluir
  14. A realidade escolar depende da forma de ensinar e expor as matérias,creio que um bom exemplo de trabalho seria o uso de novos recursos para chamar a atenção dos alunos,só assim diminuiram o número de faltas e repetências.
    A educação no Brasil está em uma grande mudança,pela inclusão de tecnologias em aulas,palestras,etc.E o governo federal está investindo em educação,mas sem o desvio de verbas por prefeituras,deputados e outros órgãos do governo poderiam ser melhores as condições de ensino com a compra de materiais que o instituto educacional necessita,melhores salários para os educadores,incentivo ao esporte e o estudo com diferentes formas de ensino.
    Fernando Camargo Fernandes
    Turma:104

    ResponderExcluir
  15. COMENTÁRIOS (COM NOME) LIDOS E AVALIADOS ATÉ AQUI - EM 20 DE SETEMBRO!
    PROFE MARILÉIA

    ResponderExcluir
  16. Segundo estatísticas, muitos alunos terminam o ensino fundamental sem saber interpretar textos, isso é uma realidade, pois os alunos não têm o habito de leitura. E a falta de interesse dificulta o aprendizado, é aí que entra o papel do professor, incentivando o aluno a ler por prazer e não por obrigação.
    Em muitas escolas, professores e alunos entram em conflito quando o assunto é ler,

    porque os assuntos que o educador leva para sala de aula não são de interesse do aluno , talvez isso resulte no desinteresse, e o despreparo de alguns professores com jovens faz com que eles gostem ainda menos do assunto.

    Ariane Fagundes
    T:104

    ResponderExcluir
  17. A educação do nosso pais está melhorando cada vez mais, pois os governantes estão se preocupando com o ensino das pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na sua juventude.
    A educação escolar está cada dia melhor com os professores mais capacitados e os alunos se interessando com os assuntos escolares.
    Os pais devem ter mais atenção com a educação de seus filhos para que eles tenham um futuro digno e melhor.
    Portando, a educação do Brasil esta evoluindo, mas ainda tem muito a melhorar.

    Nome:Gustavo Rossi
    Turma:104

    ResponderExcluir
  18. Os dados divulgados pela revista nos passam a impressão de que a educação do nosso país é muito boa. Mas a realidade não é essa, pois a educação de muitos cidadãos brasileiros é precária, as pessoas que não têm condições financeiras para pagar uma escola particular que se diz ser de '' Ótimo ensino'' para seus filhos, acaba indo para a rede pública onde muitas vezes o ensino é ''fraco''.
    Mas há regiões onde a rede pública, em termos de ensino, é igual ou melhor que a rede particular.
    Acredito que o ensino é ruim devido a fatores como: alunos desinteressados que não querem ''nada com nada'', professores mal informados e que não conseguem passar as informações aos alunos, etc.
    Na escola onde estudo a estrutura física é ótima, e em questão de ensino é muito boa, mas há sim alguns professores que ainda não sabem ou não conseguem nos passar as informações desejadas.
    Para melhorar a educação do nosso país alunos, professores, diretores, família, governo, todos devem contribuir para o futuro do nosso Brasil.


    Nome: Felipe Bueno
    turma:104

    ResponderExcluir
  19. A minha realidade escolar não é completamente boa, pois há alguns problemas. A escola onde estudo possui alguns problemas na sua estrutura, mas o ensino eu considero de boa qualidade.

    Acredito que algumas matérias sejam mais difíceis que outras, e penso que todos os alunos têm essa mesma opinião que eu, mas tento sair bem em todas as matérias.

    Já o ensino em outras escolas do Brasil, como nas cidades mais centrais, o ensino é mais aprimorado que algumas escolas que não são do centro do nosso país.

    Há algumas pequenas cidades do interior do Brasil nas quais os alunos necessitam percorrer quilômetros de distância para chegar em suas escolas, não só caminhando, mas - às vezes - até em embarcações.

    O governo pode dar um auxílio para essas comunidades mais carentes de nosso país, com verbas mais altas para melhorar a qualidade de ensino.

    Nome:Wilderson
    Turma:104

    ResponderExcluir
  20. O Brasil ainda peca na estruturação do ensino público, infelizmente ainda tem muito professor não capacitado na rede pública, e também muitos professores bons, mas mal remunerados. A educação brasileira melhorou muito, cresceu bastante de rendimento comparado aos tempos passados, mesmo os governantes roubando. Nós alunos só vamos ter uma educação boa quando o governo der mais atenção aos professores e derem salários bons e qualificação adequada a eles.

    Nome: Renan Cardona
    Turma:104

    ResponderExcluir
  21. A educação no Brasil esta melhorando cada vez mais,os governantes estão se preocupando com a educação,pois viram que nosso país esta sem pessoas capacitadas para certos empregos .
    Os professores estão se especializando,fazendo cursos,se modernizando,e os jovens pensando mais no futuro.
    Os pais estão mais preocupados com o amanhã de seus filhos,e fazem do estudo uma rotina.
    Ainda temos muito que melhorar!

    Nome:Rodrigo Recoba

    Turma:104

    ResponderExcluir
  22. Penso que a minha realidade escolar é muito crítica, cheia de idas e vindas onde várias vezes alunos sofrem com professsores não capacitados, onde os pais acham estar entregando seus filhos a professores de qualidade, para ter um bom ensino.

    Dentro das nossas instituições de ensino passamos por várias dificuldades onde: salas de aula são precárias, computadores não funcionam, faltam professores e materiais didáticos, e ainda os alunos não podem opinar em algumas tomadas de decisões.

    nome: Rafael M.S.

    ResponderExcluir