quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A verdadeira realidade

Se formos pensar de acordo com os dados da pesquisa, temos sim uma boa qualidade na educação. Mas não é bem o que mostra a realidade de um aluno do ensino médio. Não são todos os professores que prendem a atenção do aluno, e a maioria deles não sabem realmente passar uma informação fácil de ser entendida por um adolescente.

Como podemos ver, há uma grande porcentagem de professores que não têm diploma, ou seja, não estão totalmente capacitados para lecionar.

Considero o ensino da minha escola muito bom, comparado ao de outras escolas. Tenho certeza de que com mais empenho da parte dos professores em melhorar suas técnicas de ensino, e dos alunos de aprender e prestar atenção, teremos uma ótima educação e não haverá mais casos de alunos formados no ensino médio sem saber interpretar textos.

Gabriela Viana - 104

2 comentários:

  1. Os dados apresentados pela revista são excelentes em relação a educação, com exceção da maioria dos estudantes terminarem o ensino fundamental sem saber interpretar textos.
    Nem todos os professores estão preparados para dar aulas, pois o nosso país necessita de professores com formas de ensino modernas e mais bem capacitados.

    Alguns pais estão enganados em relação às escolas, pois são raras as que fazem um serviço qualificado de ensino.

    Acredito realmente que estou em uma ótima e qualificada escola, pois ela possui professores capacitados para cada conteúdo, com modos de ensino modernizados como, por exemplo, slides, filmes sobre determinado tema...

    Com todos esses modos de ensino os professores acabam despertando a atenção dos alunos em sala , contribuindo para a melhoria de ensino nas escolas, mas nem todos adquirem esse tipo de ensino, lamentavelmente. Os alunos querem novas formas de aprendizagem, não as mesmas que acabam nos chateando.

    Com a melhoria no formato de ensino, as aulas ficam mais interessantes, ou seja, melhores de aprender, com participações dos alunos, diminuindo o desinteresse, pois com esse ensino a explicação é melhor, fator determinante para acabar com os alunos incomodativos que necessitam de melhor forma de explicação.

    Portanto, para todos termos uma ótima escola, e os pais terem um bom serviço em troca, necessitamos de professores qualificados, esforçados em fazer os alunos aprenderem, professores com diplomas universitários. Para as aulas ficarem mais interessantes e melhores os professores devem estar mais preparados e interessados no ensino de seus alunos com modos de aprendizagem modernos, com isso também nós, alunos, aprenderemos mais, aumentando o nosso interesse nas aulas.

    Liéderson V. Machado-104

    ResponderExcluir
  2. A realidade na educação pública

    Nos dias de hoje, na mídia, nas pesquisas fabrica-se uma realidade, faz-se com que as estatísticas coincidam com a realidade montada, depois se começa a fazer com que os que não acreditam começarem a crer no 'milagre' e na mudança da educação das escolas públicas. Em um mundo altamente complexo e competitivo, deve-se exigir uma preparação maior dos educadores, para que possam manter a aula interessante, e com isso fazer o ensino mais amplo, claro que com a colaboração dos alunos isso seria possível. Mas muitos poucos conseguem, e não a maioria, como é citado, além disso a colaboração da família também é um fator muito importante para o desempenho escolar e educacional, coisa que poucos pais se interessam, a maioria sempre 'presa' a seu emprego que a atenção para o estudo do (filho)aluno torna-se pouco.
    O que contribiu também para essa realidade é que com as mudanças da sociedade, o perfil dos alunos hoje em dia mudou também. Hoje se valoriza muito o Ter e esquece-se do Ser. É a buscas dessa valorização que muito precisa ser refletida a cada dia que passa.


    Gabriela Machado.
    Turma: 104.

    ResponderExcluir