terça-feira, 12 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA

Gripe suína ou gripe porcina é uma doença infectocontagiosa ocasionada por uma variante do vírus influenza H1N1. Apesar do nome não é transmitida pelos porcos, por isso, discute-se a mudança do nome para não ocasionar erros. Também denominada gripe mexicana, gripe norte-americana, influenza norte-americana ou nova gripe. A transmissão ocorre apenas entre humanos (homem-homem). Até o momento não foi registrado nenhum caso de contaminação por contato com animais mas somente pelo contato entre humanos.
Assim como a gripe humana comum, a gripe Suína apresenta os sintomas: febre, cansaço, fadiga, dores pelo corpo, tosse e ainda sintomas característicos como diarreia ou vômitos. De acordo com a OMS, os medicamentos antiviral oseltamivir(fármaco antiviral seletivo contra o vírus influenza dos tipos A e B) e zanamivir(fármaco utilizado pela medicina como antiviral seletivo para o vírus da influenza), em testes iniciais mostraram-se efetivos contra o vírus H1N1. Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença.
Os criadores de porcos querem mudar o nome da doença de gripe suína, para gripe mexicana, devido ao surto da doença ter ocorrido no México. Eles reinvidicam que o nome deve ser mudado pois os criadores temem que haja impacto negativo nas vendas de carne de porco, embora já seja certo de que o consumo de carne suína não transmite a doença.
A Gripe Suína no Brasil
No Espírito Santo, o primeiro caso suspeito de gripe suína foi registrado dia 28/04/2009, terça-feira. Um engenheiro de 32 anos, morador da Praia da Costa, em Vila Velha, que chegou dos Estados Unidos dia 24, sexta-feira, estava com os sintomas da doença, e agora é monitorado pela Secretaria de Saúde (Sesa). Em Goiânia, uma mulher e uma criança chegaram ao Hospital Materno Infantil no dia 28 de abril de 2009, terça-feira, com a suspeita da gripe suína. O marido da mulher viajara para os Estados Unidos anteriormente. Os funcionários receberam máscara bico-de-pato, e os pacientes que estavam no local receberam máscara cirúrgica. Filha e mãe foram encaminhados para o HDT (Hospital de Doenças Tropicais). A mulher disse que seu marido chegou dos Estados Unidos muito gripado, mas não foi ao hospital e ainda não se tem informações a respeito dele. Em São Paulo chegaram a ser suspeitados dois casos, um de uma mulher e o outro, de um rapaz, mas na mulher foi diagnosticado sinusite. O rapaz ainda está internado e o exame só sairá nesta quarta feira, dia 29. Na maioria dos aeroportos, passageiros que vieram de voos que saíram do México estão recebendo máscaras. Há no HC da Unicamp, dois casos suspeitos da gripe. Em Salvador um caso suspeito, homem proveniente de Boston com todos os sintomas. No Rio, uma mulher que chegou dos Estados Unidos no sábado (25) está internada num ambiente isolado desde segunda-feira (27) no Hospital Copa D'Or, em Copacabana. Ha ainda muitos outros casos em Fortaleza e Itapema. O Ministro da Saúde do Brasil declarou na tarde desta quarta feira 29/04 que o brasil possui estoque do medicamento TAMIFLU Genérico = Tamivir para o tratar de 9 milhões de Pessoas. O Ministro alertou ainda que não se deve fazer o uso deste remédio em hipótese alguma sem orientação médica.
A Vacina: existe uma vacina para os porcos, porém ainda não se descobriu uma que possa ser utilizada pelos humanos. A vacina destinada à prevenção da "gripe convencional" oferece pouca ou nenhuma proteção contra o vírus H1N1. O Japão anunciou que pretende desenvolver uma vacina eficaz. Também os EUA estão já a investigar formas de tratamento, mas poderá levar alguns meses até se achar uma vacina apropriada para a doença. Embora para o ano, em Portugal, com as vacinas de prevenção contra a gripe (que é tomada por volta de outubro) já terá doses da vacina contra esta doença.
Vídeo Sobre Gripe Suína da Globo.com
Gabriela Vassallo Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário