terça-feira, 15 de dezembro de 2009
ESTUDOS ADICIONAIS
ACREDITO NA CAPACIDADE DE VOCÊS!
BJ DA MARILÉIA
PLANTÃO: 19 de dezembro, às 10 horas
PROVA: 22 de dezembro, às 13h 30min
CONTEÚDOS:
- níveis de linguagem
- novo acordo ortográfico
- fonologia
- estrutura e formação de palavras
- linguagem verbal e não-verbal
- classes gramaticias: somente plurais dos adjetivos e substantivos compostos
- vocabulário e ortografia (escrita correta das palavras)
.
.
.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Tadeu comentou no blog
sábado, 28 de novembro de 2009
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
ATIVIDADE AVALIATIVA - III TRIMESTRE - VALOR: 20
- Queridos alunos, podemos fazer uma comparação entre o uso da roupa e o da lingua. Devemos nos adequar à situação em que nos encontramos: se em situação formal, oficial ou solene usamos roupa "formal", se em situação descontraída, roupa "descontraída". Ninguém vai de maiô ao shopping center nem entra na praia em dia quente com blusão ou de terno e gravata. Essas não são roupas adequadas para aqueles ambientes.
- Escreva pequeno texto, em forma de comentário, individualmente, refletindo sobre os diferentes usos da língua e a adequação desses usos conforme o ambiente (contexto) em que é empregada. Não esqueça de citar o uso do internetês. Dê outros exemplos comparando língua e vestimenta. Para realizar esta atividade, evita o internetês e o miguxês. Teu comentário pode ser feito a partir da postagem de um colega, ou seja, tu podes escrever sobre um outro comentário.
.
Adaptado por Mariléia Marchezan de:
BISOGNIN, Tadeu Rossato. Sem medo do internetês. Porto Alegre, RS: AGE, 2009.
.Bom trabalho, pessoal!
beijo da profe Mariléia
.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
TEMA DE REDAÇÃO
EMPATIA: A IMPORTÂNCIA DE ESTENDER O OLHAR AO OUTRO.
Ao desenvolver seu texto, selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista a cerca do tema.
.
.
.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
A verdadeira realidade
Como podemos ver, há uma grande porcentagem de professores que não têm diploma, ou seja, não estão totalmente capacitados para lecionar.
Considero o ensino da minha escola muito bom, comparado ao de outras escolas. Tenho certeza de que com mais empenho da parte dos professores em melhorar suas técnicas de ensino, e dos alunos de aprender e prestar atenção, teremos uma ótima educação e não haverá mais casos de alunos formados no ensino médio sem saber interpretar textos.
Gabriela Viana - 104
domingo, 16 de agosto de 2009
Nem sempre ser ¨bonito¨vale à pena.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
FORUM DE DISCUSSÃO – Ativ. Avaliativa – valor: 20
Queridos alunos, esta atividade é avaliativa, e para desenvolvê-la tu deves ler com atenção os comentários abaixo, refletir sobre o assunto e postar um comentário, conforme é solicitado abaixo.Atenção: só serão avaliados os comentários postados até o dia 10 de setembro.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
“Uma pesquisa mostra que para os brasileiros tudo vai bem nas escolas. Mas a realidade é bem menos rósea: o sistema é medíocre.” Assim inicia uma matéria da revista Veja/2008. Nela são apontados dados estatísticos tais como:
- 90% dos professores se acham bem preparados para dar aulas
- 89% dos pais consideram receber das escolas um bom serviço em troca do que pagam
- 68% dos alunos de escola pública acreditam que estão em uma escola ótima
- 89% dos professores se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em aula
- 65% dos alunos dizem que suas aulas são interessantes
- 22% dos professores de ensino básico não têm diploma universitário
-60% dos estudantes terminam o ensino fundamental sem saber interpretar textos
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
A partir dessas afirmações, escreve um comentário, em linguagem formal, expondo teu ponto de vista a respeito da TUA REALIDADE ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Tu podes mencionar exemplos para embasar tuas opiniões.
Manda o teu comentário para o e-mail da turma para que eu possa analisar antes de postares aqui no blog. Coloca como assunto do e-mail a palavra FORUM.
Bom trabalho!!
beijos da professora Mariléia.
.
.
.
.
.
domingo, 9 de agosto de 2009
Gosto musical, cada um tem o seu.
Rumo a Copa 2014
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Atividade 7
Página 103: ler
Página 104: ler
Página 105: ler
Página 106: ler e responder a ativ. 1
Página 107: responder as atividades 2 e 3
Página 108: ler
Página 109: ler e responder a ativ. 5
Página 110: responder as atividades 6, 7 e 8
Página 111: ler sobre Formação de Palavras e responder as atividades 9 e 11
Página 112: ler
Página 114: ler a partir de Atividades
Página 115: realizar as atividades 13(letras A e B), 15(letras: A, B e C), 16(letras A e B)
Página 116: realizar as atividades: 17(letra A), 19, 20, 21. Fazer os Exercícios Complementares: 22 e 23
Página 117: exercícios 24, 25, 26, 27 (letra A) e 28
Por enquanto é só isso, pessoal!
As atividades serão todas conferidas em aula!
Bom trabalho!!!
Um beijo em cada um!
Profe Mariléia
sexta-feira, 10 de julho de 2009
SOBRE A ESCUTATÓRIA:
As pessoas, sem querer, falam e ouvem demais, mas se todos cuidassem mais de suas vidas e suas maneiras de agir, tudo seria mais fácil, alguns têm como hábito cuidar mais dos outros do que de si próprio, as pessoas precisam ter certeza no que falam e para quem vão passar algo que não tem garantia que seja verdade, os que ouvem preferem julgar do que corrigir, sendo que deviam adquirir como costume se autocontrolar, saber o limite quando está entre o público. Nem todos pensam igual, mas eu em particular concordo com o texto, o silêncio é bom e prático, com ele demonstramos muitas coisas e adquirimos também. Se todos soubessem ouvir o tanto quanto sabem falar, muitas coisas ruins não estariam acontecendo no nosso dia-a-dia, os resultados não seriam tão desagradáveis, pois todos seriam justos. Acho que seria um dos melhores investimentos para o nosso mundo, algo que iria contribuir a toda a nação, uma escola de escutatória, pois além de falar na hora certa e coisas corretas, saberiam também ouvir. Com o silêncio interior, teríamos muito mais chances de entender melhor as pessoas e a nós mesmos, nosso mundo e nosso coração agradeceriam. Amadurecer essa idéia e fazer com que ela se torne realidade pode até ser difícil, mas o resultado seria maravilhoso .
Atenciosamente,
Natali Paradzinski
ESCUTATÓRIA - RUBEM ALVES
domingo, 5 de julho de 2009
Redação de Vestibular - Tema: gosto musical.
- Pessoal, como não consegui fazer parágrafo nesta droga de blog, falhei linha entre o título e a introdução e entre cada paráfrafo para vocês perceberem claramente a estrutura da Redação, mas ATENÇÃO!!! Isso não deve ser feito durante a escritura do texto na folha definitiva. Beijo da profe MARILÉIA
Apesar de termos a liberdade de escolha e a democracia a nosso favor, pessoas de várias “tribos musicais” são discriminadas e rotuladas pela sociedade. Este é um outro tipo de preconceito, o preconceito musical.
A música é uma forma de expressão pessoal, como um pintor expressando seus sentimentos no quadro. Todos temos direito de nos expressar. Isso é a parte da personalidade de cada um, expressar ideias no trabalho, na política de sua cidade, e em todos os lugares onde haja comunicação e respeito às opiniões individuais.
A expressão é também a base da evolução. E as músicas de hoje não são iguais as de 20 anos atrás; tudo está evoluindo constantemente. É o que acontece também com as roupas, com a televisão e com todos os outros meios que envolvem as pessoas e suas opiniões.
A música representa um sentimento diferente para cada pessoa. Devemos aceitar os gostos musicais alheios, como aceitamos a opção sexual de cada um. No mundo de hoje não há mais espaço para preconceitos.
terça-feira, 9 de junho de 2009
QUAL É O TEU TAMANHO??????????
Da vida, da falta de sorte e de dinheiro, dos pais, dos filhos, do trabalho, do estudo? Depois de assistir ao vídeo, me diz de que tamanho te sentes!
Posta aqui um comentário!
E provo que, para nadar, não precisamos de braços!!! rsrsrss Vocês sabem do que estou falando!!!!
bj...
Ótimo feriaaaaaaaaaaadooooooooo
Mariléia...
DOAÇÕES DE LIVROS
domingo, 7 de junho de 2009
TEMAS DE REDAÇÃO
INICIAÇÃO À REDAÇÃO
- o narrativo
- o descritivo
- e o dissertativo.
Os CV (concursos vestibulares) do RS solicitam que os vestibulando escrevam DISSERTAÇÃO PURA OU REDAÇÃO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA EM PROSA ( Que significa redigir o texto convencional, se não fosse em prosa, seria em verso, ou seja, poesia.).
1. COMO REDIGIR
Para escrever um bom texto e prender a atenção do leitor é necessário que nosso pensamento se desenvolva coerentemente e com clareza para que possamos comunicar nossas ideias de forma convincente para quem nos lê.
2. REDIGIR É DIFÍCIL
As pessoas costumam dizer que têm ideias , mas que não conseguem passá-las para o papel, sendo que uma das razões para isso é o fato de que o pensamento humano não é e nunca será absolutamente exato. Temos a capacidade de questionar e podemos repensar, refazer, reestruturar e aperfeiçoar o que pensamos, dificultando – assim – a colocação das palavras no papel. Além disso é importante lembrarmos que pensamos e falamos o tempo todo, mas pouco escrevemos, ou seja, desenvolvemos pouco a habilidade da escritura de textos. Entretanto, às vezes, temos dificuldade para redigir porque:
- não amadurecemos nossas ideias suficientemente;
- faltam informações e dados necessários para o desenvolvimento de uma redação;
- temos preguiça de pensar, ou seja, não exploramos nossa capacidade de organização mental e conhecimento.
Pensar e escrever requer prática, e ninguém jamais saberá tudo de redação. Leitura ajuda muito, pois com ela obtemos informações novas, alimentamos pensamentos e ampliamos vocabulário, mas não se aprende a escrever lendo, e é só o hábito de ler e redigir que nos dá efetivo domínio sobre nosso idioma.
3. O PENSAMENTO E A REDAÇÃO
Ninguém pode entrar em nossa cabeça, penetrar nosso cérebro e conhecer como pensamos. Mas é possível avaliar a eficiência de nossa mente a partir do que escrevemos. Aprendemos a escrever para dar respostas às solicitações da realidade, sendo que redigir é saber expressar – de forma inteligível – as ideias que, espontaneamente, ocorram, mas - para tanto – o cérebro precisa estar constantemente alimentado com informações, e o treino é fundamental.
[...] o concurso vestibular não é um concurso literário, mas sim um momento onde há grande exigência da memória e do raciocínio, pois a agilidade mental é imprescindível para que o texto seja bem articulado e argumentado, coeso, original, criativo e adequado à proposta.
Mariléia Marchezan, 2005, in: Redação de Vestibular, Coperse, UFRGS
O QUE A UNIVERSIDADE QUER?
- VERIFICAR A CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO E ORGANIZAÇÃO MENTAL
- ORIGINALIDADE: AUTORIA
- CRIATIVIDADE: O DIFERENTE
- ADEQUAÇÃO À PROPOSTA
- CAPACIDADE DE CONVENCER O LEITOR
- CONHECIMENTO DA L. PORTUGUESA
4. OS SUPERPODERES
INTELIGÊNCIA,
MEMÓRIA,
RACIOCÍNIO,
CRIATIVIDADE,
OUSADIA!
5. A DISSERTAÇÃO
Dissertar é expor ideias de modo organizado, com o objetivo de passar para o leitor uma análise a respeito de um tema, expondo pontos de vista. E, se o texto for argumentativo, o autor terá persuasivo, tentando convencer o leitor, usando argumentos consistentes e posicionamento claro.
6. PARA EXEMPLIFICAR
INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO
Introdução: suscita um problema, ou seja, estabelece uma perspectiva, um propósito a partir do qual deverão ocorrer desdobramentos. Devido a isso, deve apresentar um caráter de síntese. É onde deve constar o TEMA e a TESE de forma objetiva, geralmente em um único parágrafo.
TEMA: é o assunto a partir do qual se desenvolve o texto.
TESE: é o ponto de vista do autor, suas idéias, seu posicionamento sobre o assunto lançado no tema
Desenvolvimento: apresenta detalhamento dos aspectos relevantes, discussão, confronto, argumentação e exposição dos pontos de vista. Aqui o candidato evidencia sua habilidade ou não em articular adequadamente as informações que traz a respeito do tema; por isso, essa etapa assume um caráter de análise.
ARGUMENTOS: são as “provas”, as evidências do que se afirma na tese, a fim de que o autor convença o leitor com suas idéias.
Conclusão: apresenta o fechamento do texto, isto é, o candidato precisa concluir a redação, posicionando-se a partir da discussão que desencadeou no seu texto. A conclusão de um texto também assume o caráter de síntese, levando em conta que esta etapa precisa retomar a ideia norteadora da redação e amarrar as pontas do tema com o contexto, o autor pode reforçar as teses, trazer uma reflexão para o leitor e apontar soluções para problemas discutidos.
terça-feira, 2 de junho de 2009
segunda-feira, 1 de junho de 2009
DOAÇÃO DE LIVROS: ENTREGA AO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO
ESTIVEMOS NO SEMINÁRIO PAULO FREIRE, NO CTG ACONCHEGO DOS CARANCHOS, SÁBADO, DIA 30 DE MAIO, PARA FAZER A DOAÇÃO DOS LIVROS ARRECADADOS, E O FERNANDO REPRESENTOU AS TURMAS 102, 103 e 104. ENTREGAMOS OS LIVROS AO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, PROFESSOR SITÓ, E SOLICITAMOS QUE SEJAM ENCAMINHADOS A ALGUMAS EMEIs.
ATIVIDADE 6 - LIVRO DIDÁTICO E CADERNO
PARA A PRÓXIMA SEMANA!!!
Página 174: atividades 16 e 17.
Página 176: atividade 18.
Página 178: atividades 23 e 24.
Páginas 181 e 182: questão 29.
Página 183: atividades 33, 34 e 35.
Página 184: atividade 36
Página 185: ler!
Página 186: ler!
Página 187: ler!
Escrever no caderno, de forma resumida, em um parágrafo o que é:
1. Relato
2. Narrativa, citando os elementos da narrativa.
3. Crônica, dando exemplos dos tipos existentes.
ATENÇÃO!!!
ESSAS ATIVIDADES SERÃO CONFERIDAS NA PRÓXIMA SEMANA.
Data da postagem da ATIVIDADE 6: 01/6/09
Bom trabalho!!!
Beijo da Mariléia
quarta-feira, 27 de maio de 2009
OS 10 MANDAMENTOS DO CHIMARRÃO
Se estas conhecendo o chimarrão agora, aí vai alguns termos que são usados em uma Roda de Chimarrão:
Saiba também:
- Nunca deixe ferver a água que estiver esquentando para o chimarrão, pois teu mate será de ma qualidade. Saibas que, quando estiver chiando a cambona a água estará na temperatura ideal.
domingo, 24 de maio de 2009
ESTUPRO
quarta-feira, 20 de maio de 2009
ATITUDE SOLIDÁRIA
Lembrem de levar os livros para doação no dia combinado:terça-feira, dia 26 de maio!
Os locais que receberão as doações e as datas de entrega eu comunico depois.
Beijo.Profe Mariléia
Selecionar uma charge, atual, para levar na próxima aula.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Gripe Suína
terça-feira, 12 de maio de 2009
Gravidez na Adolescência
http://www.youtube.com/watch?v=yH_2GTP6KaY&feature=PlayList&p=CA5F9FE925EA6C0B&playnext=1&playnext_from=PL&index=6
Documentário da Operação Valquíria. Linguagem: Espanhol
http://www.youtube.com/watch?v=UpLvIsENuLs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=s7cgpn3gLeo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=O7opDPnGjRY&feature=related
FERNANDO CAMARGO
HISTÓRIA DO IRON MAIDEN
HISTÓRIA REAL: ainda criança, ele se tornou escravo das drogas.
Irley era um garoto que gostava muito do avô, por esse motivo foi trabalhar com ele na roça para ficarem iguais. Desde pequeno acendia o cigarro para o avô, porém a partir dos oito anos começou a fumar e beber cachaça. Nesta época morava com seus pais em um sítio, aos quatorze anos já estava dependente desses males e começou a se envolver com drogas, oferecidas por um amigo do tio. Nas primeiras vezes era de graça, mas nas próximas teve que pagar, já sem dinheiro começou a praticar roubos nos vizinhos e foi preso e mesmo assim não abandonou o vício. Hoje aos 37 anos largou de todos os vícios e se converteu. Com essa entrega a Jesus tudo foi transformado, sua familia mais unida, seu trabalho e seu compromisso com a igreja. Agora sabe que para Deus nada é impossível porque o senhor o libertou de todo o vício e o restaurou de todas as suas fraquezas.
Estudo realizado nos Estados Unidos baseou-se na análise das características genéticas do vírus HIV isolado em várias regiões do mundo para traçar o local onde a epidemia teria surgido. Essas seqüências genéticas foram colocadas num grande computador que, utilizando programas matemáticos complexos, mapeou a evolução do vírus, estabelecendo as modificações adquiridas e sua adaptação às diversas regiões em que foi identificado no planeta. Esse e outros estudos sugerem que a epidemia tenha surgido de fato no centro da África, numa região abaixo do deserto do Saara onde o vírus, antes encontrado somente em chimpanzés, foi transmitido para os humanos através de contato ocasional entre esses animais e os homens.
Esse estudo americano foi muito cuidadoso e investigou os costumes do povo que habitava a região da África na qual o vírus teria surgido. Os pesquisadores observaram que, em alguns lugares, as pessoas viviam em tribos afastadas da civilização e tinham o hábito de caçar chimpanzés. Muitas vezes, esses animais eram mortos e esquartejados no local onde eram abatidos. Há fotos de pessoas manipulando os macacos mortos, cobertas de sangue até os ombros. Elas mexiam nas vísceras, cortavam a carne em pedaços e os levavam para serem comercializados nos mercados onde outras pessoas podiam entrar contato com o sangue. Por outro lado, é fácil imaginar que esses caçadores, andando dentro da mata ou lidando com o animal, podiam machucar-se, ferir-se e serem infectados pelo vírus dos chimpanzés. Desse primeiro contágio até a epidemia avassaladora que se espalhou pela África provavelmente decorreram décadas. Estima-se, no entanto, que mais de quinze milhões de africanos já morreram infectados pelo HIV. É uma grande tragédia. Em relação à disseminação do vírus entre os chimpanzés, é importante ressaltar dois pontos. Primeiro, é que a infecção pelo HIV não provoca doença no animal. Segundo, não existe um estudo para demonstrar quantos chimpanzés estariam infectados por esse tipo de vírus. Pode ser que essa infecção fosse muito comum entre eles. Há um estudo a respeito do assunto em andamento. Os dados preliminares, apresentados em fevereiro de 2002, indicam a dificuldade de obter essas amostras, porque os chimpanzés estão soltos na natureza e há a preocupação em não interferir no ecossistema desses animais. Por isso, foram desenvolvidos métodos para vencer esses obstáculos. Os pesquisadores coletam fezes e urina dos animais e aplicam o teste para verificar a presença do vírus. O problema, todavia, é que com o avanço da urbanização na região diminuiu muito a população de chimpanzés que hoje vive confinada em pequenos nichos, pequenas comunidades nas quais se procura preservá-los. Conseqüentemente, a população atual é muito menor do que era há 30 ou 40 anos.
Quanto mais o tempo passa, mais aumentam as diferenças. Investigando o vírus no centro-africano, berço da epidemia de AIDS, observa-se que ele apresenta enorme diversidade genética resultante das modificações que vem sofrendo há mais tempo, já que foi ali que apareceu primeiro. Nos Estados Unidos, América do Norte, leste da Ásia e Brasil, a epidemia é mais recente e surgiu mais ou menos na mesma época. Como conseqüência, os vírus são muito parecidos entre si. Atualmente, segundo convenções genéticas e científicas, esses vírus são classificados por letras. Nos Estados Unidos, predomina o tipo B; no Brasil, também há mais o do tipo B, mas os tipos F e C começam a proliferar no nosso país. Na África, encontram-se todos os tipos que se conhece. No leste asiático predomina o tipo A, ou melhor, um híbrido de A com E. Só para chamar a atenção, devemos diferenciar essa classificação de um segundo tipo de vírus que é o HIV II, transmitido ao ser humano por outra espécie de macaco. É uma doença de evolução mais lenta do que a do HIV I e a epidemia está restrita à África.
Nesse estudo, foram pesquisados os locais onde há grande disseminação do vírus, por exemplo, o centro africano. A epidemia ali é avassaladora. Para ter-se uma idéia, de 1995 até 2000, a expectativa de vida da população caiu doze anos. Existem algumas regiões em que mais da metade da população adulta tem o vírus. É uma tragédia epidemiológica. As pessoas não têm acesso ao tratamento e os cuidados com a saúde são precários. Na seqüência dos trabalhos, constatou-se que havia alguns grupos nos quais a incidência da infecção era ainda maior. As prostitutas, por exemplo, em determinados lugares, tinham uma atividade sexual tão intensa que seria impossível imaginar que não pegassem o vírus. Na verdade, a esmagadora maioria dessas mulheres estava infectada pelo HIV, mas um pequeno porcentual delas não tinha sido contaminado. Seria sorte, já que vinham praticando sexo sem proteção com múltiplos parceiros, todos os dias e durante muitos anos? Não, essas mulheres têm alguma coisa especial. O que é não se sabe. Fato semelhante pode ser observado em certos casais em que um dos membros é soropositivo sem que o outro saiba. Durante muitos anos, eles mantêm relações sexuais sem a precaução necessária e o vírus não é transmitido para parceiro saudável. Alguma coisa deve explicar isso. Talvez seja a constituição genética ou o desenvolvimento de uma resposta imunológica mais eficaz ou ainda um vírus menos agressivo e por isso incapaz de transmitir-se facilmente.
Acho essa afirmação exagerada. Na África, a epidemia adquiriu proporções inacreditáveis por causa das condições desfavoráveis de prevenção e tratamento. No Brasil, o combate à epidemia está sendo muito mais agressivo do que em qualquer outro país em desenvolvimento. Não se pode desconsiderar o empenho do Ministério da Saúde e das organizações não governamentais não só para evitar o alastramento da epidemia, como para tratar os infectados. Portanto, nossa situação é muito diferente da que se verifica em alguns países africanos. Não que ela deixe de ser preocupante. Nada justifica que se baixe a guarda nem que seja por instantes.
O tempo mostrou que ela não só bateu, mas chutou a porta e entrou correndo. Apesar de a África ter o maior contingente de infectados, na Ásia o crescimento da epidemia é muito mais rápido. Países como a Tailândia, a Índia e até mesmo a China estão sofrendo um processo de contaminação pelo HIV que em alguns anos pode transformar-se numa enorme tragédia. Aparentemente, o problema é mais grave na Índia, mas não se conhece bem a evolução da epidemia na China, onde a doença se espalha com grande velocidade.
Perguntas frequentes:
Beijo na boca passa AIDS? O beijo nunca foi estabelecido como forma de infecção pelo HIV. O que pode preocupar são sangramentos que a pessoa soropositiva por ventura tiver na gengiva. Feridas secas não conseguem transmitir o vírus.
Como Prevenir?
USAR CAMISINHA!
Reduzir ao máximo o número de parceiros sexuais. Quanto maior o número, maior a possibilidade de pegar AIDS. A igreja recomenda a castidade antes e a fidelidade no casamento como única prevenção. Se não concordar com as exigências da moral cristã e tiver um ou mais parceiros sexuais, é aconselhável usar camisinhas. NÃO USAR DROGAS Em caso de uso, usar seringas descartáveis Quando receber transfusão de sangue certificar-se de que o sangue tenha sido previamente testado para detectar o vírus da AIDS.
Onde não se pega AIDS:
Na piscina
No ônibus
No beijo social
Em visitas aos hospitais
Nos talheres
No sanitário
Na convivência social
Na picada de inseto
No assento
Gabriela Viana